Capa do artigo: Dentista: Como procurar fornecedores para sua clínica?


Dentista: Como procurar fornecedores para sua clínica?

Por que é tão importante procurar fornecedores para sua clínica?

Simplesmente porque para a execução de qualquer procedimento odontológico, é essencial usar materiais e equipamentos de qualidade.

Hoje em dia, por mais técnico e experiente que seja o profissional, o trabalho será em vão se utilizar produtos de má qualidade ou duvidosa.

Por outro lado, ao contar com materiais com procedência comprovada, por consequência, isso se reflete nos resultados dos procedimentos, e por sua vez, em pacientes mais satisfeitos.

O mais importante é focar na reputação da sua clínica, pois é isso que vai atrair mais pacientes, logo, contribuir para o crescimento do seu negócio.

No entanto, quando se trata de bons fornecedores, isso é sinônimo de credibilidade, ou seja, fornecedores que trabalhem com equipamentos e materiais de qualidade.

Dessa forma, você terá mais segurança e tranquilidade ao atender seus pacientes, os quais precisam sentir confiança no seu trabalho.

Vale ressaltar aqui a importância de fornecedores confiáveis, que forneçam apenas produtos certificados e de qualidade, que é o que garante a segurança do seu trabalho.

Se você já tem sua própria clínica ou está pensando em abrir uma, confira, a seguir, os pontos que deve avaliar ao procurar fornecedores para sua clínica, e com certeza, vai estar cercado dos melhores do mercado.

Qual é a importância de procurar fornecedores para sua clínica?

Em primeiro lugar, o sucesso dos procedimentos está diretamente ligado à sua capacitação profissional, assim como aos instrumentos, materiais e equipamentos que usa no seu dia a dia.

Por isso, é fundamental dedicar um tempo no momento de procurar fornecedores para sua clínica, particularmente por se tratar da saúde bucal de seus pacientes.

Ou seja, se os materiais utilizados não são adequados ou ineficazes, isso pode acabar afetando a saúde de seus pacientes, e realmente, isso é inaceitável!

Portanto, procure sempre trabalhar apenas com fornecedores com boa credibilidade no mercado, empresas com boa reputação e que ofereçam materiais odontológicos de qualidade e certificados.

O resultado eficaz de um procedimento é uma combinação da expertise do dentista com o uso de equipamentos apropriados.

Então, você percebeu porque é essencial se cercar de bons fornecedores, e entenda, a seguir quais os aspectos que devem ser levados em conta no momento de procurar um fornecedor de confiança para sua clínica.

Como procurar fornecedores para sua clínica?

Na hora de procurar fornecedores para sua clínica, é necessário considerar alguns aspectos, entre os quais podemos destacar:

#1 A empresa está preparada para atender às demandas

A empresa pode ter uma boa reputação no mercado, mas se não estiver preparada para atender às demandas, não adianta.

Se não houver reposição de alguns materiais no prazo, isso pode comprometer o atendimento.

Por isso, procure se informar se a empresa conta com uma boa estrutura e disponibilidade de produtos.

#2 Produtos certificados pela Anvisa

Talvez esse seja um dos principais pontos a serem avaliados, pois é o que garante a liberação de produtos pelos órgãos competentes, ou seja, são produtos que não trazem riscos aos seus pacientes.

Geralmente, na própria embalagem, você encontra o selo da Anvisa, e desconfie quando não tiver.

De qualquer forma, uma segurança a mais é acessar o site oficial da Vigilância Sanitária a fim de checar se aquele produto é certificado.

Se possível, converse com o fornecedor sobre a possibilidade de receber uma amostra em seu consultório, e assim, poder avaliar melhor sua eficácia.

#3 Fique atento a preços muito baixos

Para quem está abrindo uma clínica, geralmente pensa em reduzir ao máximo os custos, mas isso não pode ser aplicado na questão de produtos, materiais e equipamentos.

Se esse for o seu caso, fique atento a preços muito abaixo do mercado, pois podem ser produtos falsificados, com procedência duvidosa, o que pode provocar prejuízos à saúde dos seus pacientes.

Portanto, não avalie somente o preço, mas o valor agregado.

#4 Referências de outros profissionais

Assim como qualquer outra coisa na vida, buscar referências pode fazer toda a diferença na hora de procurar fornecedores para sua clínica.

Então, consulte outros profissionais dentistas e peça referências sobre fornecedores de produtos, equipamentos e instrumentos odontológicos.

Além de otimizar seu tempo, é uma garantia que está lidando com fornecedores de confiança, e consequentemente, estará comprando produtos de qualidade.

#5 Representantes que conhecem as características dos produtos

Geralmente, empresas fornecedoras enviam representantes às clínicas odontológicas, sendo fundamental que conheçam todos os detalhes sobre os equipamentos, funcionalidades...

Assim, você consegue escolher quais equipamentos e instrumentos precisa de acordo com a sua especialidade, além de tirar qualquer dúvida que ainda possa ter.

#6 Respeitar os prazos de entrega

Ao procurar fornecedores para sua clínica, fique atento aos prazos de entrega, sendo fundamental fazer uma boa gestão de tudo o que precisa no seu dia a dia.

Ou seja, bons fornecedores são aqueles que respeitam os prazos combinados, e até mesmo entregam antes.

#7 Fazer parceria com a clínica

O ideal é que os fornecedores se tornem parceiros da sua clínica, pois também se preocupam para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Além disso, já sabem de antemão o que você vai precisar, o que se traduz em ganho de tempo.

Portanto, você deve prestar atenção a todos esses aspectos na hora de procurar fornecedores para sua clínica, e a dica é que já tenha uma lista com quais fornecedores vale a pena trabalhar!

Tenha sempre em mente que poder contar com bons fornecedores para sua clínica é o que garante o sucesso nos procedimentos e claro, maior satisfação dos seus pacientes.