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10 melhores sites para divulgar uma empresa de graça na internet

Atualmente, mais de 4,66 bilhões de pessoas estão na internet, de acordo com um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite de janeiro de 2021.

Portanto, quando o assunto é alcançar o maior número de pessoas possíveis, seja para compartilhar um pensamento, sustentar uma causa ou divulgar um negócio

A internet é o lugar ideal. 

Com tanto potencial de marketing, surgiram diversas estratégias e empresas oferecendo serviços que através da divulgação pelo marketing digital ajudam qualquer negócio a crescer.

Muitas dessas estratégias são pagas, como o impulsionamento de publicações em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Além dos anúncios no Google.

Infelizmente em um mercado tão competitivo, não é todo empreendedor que tem condições de pagar por propagandas publicitárias. 

Porém, felizmente, existem diversos sites que permitem a divulgação de empresas e negócios de forma eficiente e gratuita.

Para te ajudar, separamos uma lista com os principais! Veja abaixo.

Lista dos principais sites para divulgar uma empresa na internet gratuitamente.

1 – Encontre Empresas

Isso mesmo, além de publicar artigos de marketing digital, como este que está lendo agora.

o Encontre Empresas é um portal focado na divulgação de pequenas empresas e prestadores de serviços em todo o Brasil, que busca sempre inovar e trazer novas ferramentas para os seus clientes.

Aqui você pode criar um perfil para sua empresa, divulgando suas redes sociais e seus serviços através dos nossos anúncios.

Você pode criar sua conta e divulgar sua empresa clicando aqui .

2 – Google Meu Negócio

Não há dúvidas de que o Google é o maior site de buscas do mundo.

Você provavelmente já deve ter visto listas de empresas no Google e no Google Maps.

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Como você já deve imaginar, ter um negócio em destaque nessas sessões do Google pode ser extremamente lucrativo.

A boa notícia é que, para isso você não precisa gastar nada!

Basta criar a sua conta no Google Meu Negócio .

3 – Bing Places

Apesar da soberania do Google na internet, também investir em outros sites de busca pode ser uma excelente estratégia.

O Bing, motor de buscas da Microsoft, é o segundo maior no segmento de buscas na internet.

E assim como o google, oferece recursos para o cadastro de empresas e negócios. O Bing Places.

Clique aqui para divulgar o seu negócio no Bing Places.

4 – Guia Fácil

Trata-se de um dos principais sites de guia da internet, contando com mais de 6 milhões de acessos mensais (Informação obtida no próprio site).

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Pode ser uma ótima solução para quem busca divulgar um estabelecimento na internet de forma gratuita.

Clique aqui e divulgue o seu negócio.

5 – Guia Mais

Outro gigante do ramo dos “Guias”, lançado em 2000, o guia mais é um dos maiores sites do Brasil do seu nicho, pois assim como o Guia Fácil possui um número de visitas mensais gigantes

De acordo com informações obtidas no próprio site guiamais.com.br.

O Guia Mais possui mais de 6 milhões de empresas cadastradas e chegou a bater a marca de 30 milhões usuários mensais.

São números surpreendentes!

Clique aqui e saiba mais.

6 – Solutudo

Lançado em 2005, a Solutudo é um portal com a missão de ajudar as pessoas conhecerem suas cidades! Fazemos isso por meio da informação como uma mídia local e digital.

Dentre as diversas informações apresentadas no portal, existem também listas de empresas.

De acordo com informações obtidas no próprio site, este, possui cerca de 5,5 milhões de usuários mensais.

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Para cadastrar sua empresa no site www.solutudo.com.br clique aqui .

7 – Mercado Livre

Esse é exclusivo para os vendedores de plantão…

Por que não ampliar as suas vendas com o maior site de vendas online do Brasil?

Apesar de não ser o foco do ML divulgar empresas, com ele você pode vender os seus produtos o que fará pessoas conhecerem o seu negócio.

O ML também pode ser uma excelente solução para prestadores de serviços.

Hoje o mercado livre é um dos maiores, se não o maior site de comércio eletrônico do Brasil.

Por isso caso seu negócio se enquadre no modelo de vendas do mercado livre, ter uma conta nele pode ser um “divisor de águas”!

Acesse: mercadolivre.com.br .

8 – OLX

Lançado em 2006. A OLX é hoje um dos maiores sites do Brasil.

Apesar de ser um site de classificados, permite a publicação de anúncios de prestações de serviços o que pode ser ótimo para você dependendo do seu negócio.

acesse www.olx.com.br . 

9 - Ilocal

Seguindo a lista, temos o Ilocal, mais um site de guia, com um bom tráfego mensal que pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes.

Acesse clicando aqui. 

10 – HotFrog

Para finalizar nossa lista, temos o HotFrog.

Mais um site de guia assim como o Guia Facil e o Guia Mais, que, apesar de não ter números tão surpreendentes quando o Guia Mais por exemplo, ainda pode te ajudar e muito!

Clique aqui e saiba mais.

Como alcançar resultados melhores nesses sites

Assim como tudo na vida de um empreendedor, o simples fato de criar algo não garante resultado.

Pois, devido a concorrência você precisa estar a frente ou pelo menos a altura para competir.

Nesses locais oque vai definir a performance dos seus anúncios e perfis será a qualidade do conteúdo que você cadastrar.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse passo!

Confira:

1 - Utilize palavras chaves relevantes para que seus clientes possam te encontrar

Ao criar anúncios para motores de buscas como o Google por exemplo, é importantíssimo a realização de uma pesquisa de palavras chaves, pois dessa forma você conseguirá otimizar o seu conteúdo para as pesquisas.

O importante nesse ponto é tentar descobrir palavras chaves com alto volume de buscas e com baixa concorrência.

Para te ajudar nessa etapa, existem algumas ferramentas de SEO (Search Engine Optmization), tais como:

Ubersuggest:

O ubersuggest é uma ferramenta de SEO completa que apesar de ser paga você consegue realizar até 3 consultas diárias de forma gratuita.

Veja um exemplo de sugestões de palavras chaves para dentista no ubersuggest:

Painel da ferramenta de seo ubersuggest, sugestão para a palavra chave dentista

Google keyword planner:

O Planejador de palavras chaves do Google é uma ótima opção para quem quer ter estimativas relevantes e eficientes baseando-se em dados do próprio Google. O melhor de tudo é que essa ferramenta é 100% gratuita! Basta ter uma conta no Google Ads.

Veja um exemplo de sugestões de palavras chaves para dentista no keyword planner:

Painel da ferramenta Keyword Planner, sugestões para a palvra chave dentista

Use essas ferramentas para encontrar as melhores palavras chaves para o seu negócio e siga para o item 2...

2 – Descrição da empresa e dos serviços e/ou produtos

Agora, baseando-se nas palavras chaves obtidas a partir da sua análise no item acima.

Procure escrever descrições ricas em informações, destacando o mais importante no começo do texto.

É importante falar o máximo possível sobre sua empresa, seu serviço ou produto para passar confiança aos usuários que estão vendo as páginas de seus anúncios.

Portanto quanto mais informações, melhor!

Mas, tome cuidado para não criar textos muito maçantes, uma dica que dou é colocar oque julgar mais importante para o usuário no começo do texto.

3 – Máximo de informações de contato possíveis

Outro fator muito importante são suas informações de contato, elas precisam estar bem visíveis aos usuários.

É importante colocar o máximo de formas possíveis para contato, permitindo assim que os usuários entrem em contato pelo meio em que se sintam mais confortáveis, seja por telefone, WhatsApp, E-mail etc.

4 – Imagens e conteúdos gráficos

Todos nós já ouvimos, ao menos uma vez na vida, a expressão “A primeira impressão é a que fica”.

No universo digital essa “primeira impressão”, é, na maioria das vezes as imagens.

Portanto ao escolher ou criar imagens para os seus anúncios, é extremamente importante que estas sejam de qualidade, agradáveis e atraiam os usuários.

Sei que, para empresas que ainda estão começando, criar conteúdo gráfico de qualidade pode ser um desafio devido a limitações técnicas ou financeiras.

Portanto, sugiro a utilização do canva .

O canva é uma plataforma de design gráfico que permite a criação de imagens para as redes sociais, apresentações, infográficos, pôsteres entre outros conteúdos gráficos.

Com ele você consegue ter imagens com qualidade profissional e não precisa ser nenhum expert na área para isso. O melhor de tudo é que com o plano gratuito você já será capaz de desfrutar de tudo isso.

Considerações finais

Ao mesmo tempo que a internet é um local incrível para a divulgação de qualquer conteúdo, esta, é também um ambiente muito competitivo.

Portanto, para ter bons resultados é importante estar à frente da concorrência.

Você pode começar divulgando a sua empresa em todos os locais possíveis, procurando sempre criar perfis e anúncios ricos em informações e qualidade.

Em paralelo a isso, também é importante criar uma marca e uma reputação na internet através, principalmente, das redes sociais.

Veja: 7 dicas de como divulgar um negócio na internet de graça 

Obrigado por ler até aqui.

Sucesso nos negócios e até a próxima...